Insuficiência renal: O que você precisa saber
Os rins são responsáveis por filtrar e eliminar toxinas pela urina como a amônia, uréia e ácido úrico do organismo, assim como, realizar a manutenção e manter o equilíbrio eletrolítico.
A doença renal é mais comum em FELINOS por apresentarem menor quantidade de nefróns comparado aos cães e ela pode se apresentar de duas maneiras: Aguda e Crônica.
A forma aguda pode acontecer por isquemia (falta de irrigação sanguínea), obstruções, infecções, parasitas, cardiopatias, uso prolongado de medicamento nefrotóxico e intoxicações.
Já a forma crônica, normalmente em animais idosos, acontece quando se apresenta a partir de 70% de perda da função renal. Os principais sintomas são:
- Perda de apetite e peso
- Letargia
- Aumento, diminuição ou não ingestão de água
- Alteração na coloração e odor urinário
Vômito, diarreia, desidratação e mau hálito - Para obtermos um diagnóstico preciso, contamos com os exames de sangue, exames de imagem para avaliar a morfologia do órgão, urinálise para acompanhar a perda de proteína pela urina e hoje podemos contar com o SDMA, um biomarcador que apresenta maior sensibilidade a qualquer tipo de alteração.
Ok, mas como prevenir?
Realize consultas periódicas com seu veterinário, observe a rotina do seu pet, estimule a ingestão de água aumentando a quantidade de bebedouros na sua residência, se necessário adquira uma fonte, pois gatos gostam de agua contínua, ofereça sachês caso o pet apresente dificuldade para ingestão de água e sempre opte por uma alimentação de boa qualidade, como as rações premium adequadas para cada tipo de pet.
Lembramos sempre que a medicina preventiva é a melhor forma de aumentar a longevidade do seu pet! Essa informação foi útil para você?
Comente aqui quais os truques que você faz para incentivar a ingestão de água do seu felino!