A especialidade de Cardiologia tem acompanhado os avanços da medicina veterinária, contribuindo e visando o diagnóstico precoce de algumas cardiopatias, permitindo uma maior qualidade de vida e longevidade aos pets.

Através dos exames Ecodopplercardiograma, Eletrocardiograma e aferição da Pressão Arterial identifica-se parâmetros específicos, que podem apontar necessidade de intervenções medicamentosas e até cirúrgicas, possibilitando cada vez mais tratamentos com sucesso aos pacientes cardiopatas.

Para a realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos, a avaliação cardiológica é, hoje, imprescindível. Com o auxílio dos exames e uma boa avaliação clínica previamente, pode-se fornecer mais segurança ao paciente e saber, realmente, se ele está apto a tais intervenções.

Sintomas comuns, tais como cansaço fácil, intolerância ao exercício, tosse seca, emagrecimento e dificuldade respiratória são alterações que precisam ser investigadas e que podem estar relacionadas à presença de determinadas cardiopatias.

Dentre os cães, uma grande maioria vai se tornar cardiopata ao longo da vida. Em se tratando de felinos, a maior característica das cardiopatias é que são, em sua maioria, bem silenciosas.