Olá pessoal, tudo bem? Sou a Dra Elisabete e hoje vou dar algumas dicas para minimizar aquela sofrida alteração comportamental chamada ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO.
Já ouviram falar ou já sofrem com esse distúrbio em casa?
A ansiedade por separação é um condição de pânico, que acontece quando o pet é deixado por algumas horas sozinho.
Ao perceber que seu tutor vai sair, eles já começam a ficar agitados, andando para lá e para cá ou o pode ocorrer o extremo oposto, ficando extremamente apáticos e sem apetite.
Normalmente, eles desenvolvem hábitos como: arranhar portas e sofás, destruir brinquedos e pertences como cobertores e caminhas ou até mesmo, algum móvel da casa.
Além disso, ficam latindo insistentemente, uivam e urinam fora do local habitual, até mesmo em cima da própria cama.
Parece até que é de propósito né? Mas na verdade é uma imensa insegurança e que gera muito stress.
Alguns sinais físicos também podem ocorrer como ficarem ofegantes, salivando muito e causarem lesões nas patas devido a lambeduras excessivas.
Se seu cão apresenta tais sintomas, procure seu médico veterinário para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso.
Cada pet apresenta um nível desta síndrome, desde sinais mais leves, como sinais mais graves, que necessitarão de mais atenção.
Algumas dicas que podem aliviar a ansiedade:
– Acostume seu pet a ficar sozinho desde filhote, fazendo saídas todos os dias e em horários diferentes (inicie com poucos minutos e vá aumentando gradualmente);
– Faça passeios diários e de preferência antes de sair;
– Disponibilize brinquedos próprios para cães que sejam de material mais resistente;
– Antes de sair, ofereça petiscos saudáveis e liberados pelo seu vet (reforço positivo);
– Não faça despedidas e nem muita “ festa” assim que chegar para que ele associe que o seu ‘’ir e vir’’ faz parte da rotina;
Caso você não tenha disponibilidade e necessite ficar longas horas fora de casa, recomendamos a contratação de um dog walker ou creches especializadas para que ele possa gastar a energia e fazer interação com outros animais.
Lembre-se que todo pet precisa de amor, disciplina e atividade física para serem emocionalmente saudáveis e equilibrados ok?
Se você tem uma dica que também pode ajudar, comente aqui!